O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), anunciou nesta terça-feira (11) um pacote de R$ 202 milhões em investimentos para infraestrutura urbana em 42 municípios da região Sudoeste do estado. O anúncio foi feito durante evento em Pato Branco, com a presença de secretários, deputados e prefeitos da região.

Os recursos serão destinados às cidades integrantes da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) e serão aplicados em obras de recapeamento asfáltico, melhorias na drenagem, sinalização viária e acessibilidade. O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, destacou que "estamos promovendo um salto de qualidade na infraestrutura do Sudoeste" e que "esses investimentos vão além do asfalto: representam segurança, desenvolvimento e dignidade para milhares de paranaenses".

Entre os municípios que receberão os maiores aportes, com R$ 5 milhões cada, estão Ampére, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Mangueirinha, Palmas, Pato Branco, Salto do Lontra e São João. Outras cidades como Barracão, Coronel Domingos Soares, Itapejara D’Oeste, Santa Izabel do Oeste e Vitorino receberão R$ 4 milhões cada, enquanto municípios de menor porte como Sulina, Saudade do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu e Flor da Serra do Sul terão investimentos entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões.

Publicidade
Publicidade

Guto Silva ressaltou que essas autorizações de licitações são parte de um conjunto maior de investimentos do Governo do Estado na região. "Investimos na transformação da região, com obras que olham para o futuro", afirmou o secretário, citando outras obras estruturantes como o Contorno Noroeste, o novo Hospital e Maternidade de São Lucas, a Via Verde Amarela e melhorias em estradas do interior.

O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, anfitrião do evento, classificou o momento como "um marco histórico para o município e para a região". Ele destacou que o investimento total do Governo do Estado em Pato Branco ultrapassa R$ 1 bilhão, valor superior à arrecadação anual do município. "Sempre foi essa minha determinação como gestor, fazermos uma boa captação de recursos para que pudéssemos fazer esses investimentos", disse Dutra.

No mesmo dia, foram anunciados mais R$ 106 milhões para Pato Branco através dos programas "Asfalto Novo, Vida Nova" e "Pavimentação sobre Pedra Irregular", além de recursos para recape sobre asfalto.

O presidente da AMSOP, Carlinhos Turatto, prefeito de Dois Vizinhos, agradeceu os investimentos em nome de todos os prefeitos da região. "Na história do Sudoeste, nunca tivemos tanto planejamento como agora", afirmou Turatto, destacando que "este investimento, com certeza, transformará os municípios do Sudoeste e todo o Paraná".

Desde 2019, a Secretaria das Cidades já investiu R$ 4,1 bilhões em municípios da região Sudoeste. O evento contou com a presença de deputados estaduais e federais, além dos prefeitos dos 42 municípios beneficiados, marcando um importante passo no desenvolvimento da infraestrutura regional.