O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou neste sábado (29) um repasse de R$ 200 milhões para a construção do Centro de Eventos e Convenções do Oeste em Cascavel. O complexo, com 63 mil metros quadrados de área construída, promete colocar a cidade na rota dos grandes eventos corporativos e de negócios do Brasil.
"Este é o maior convênio firmado entre o Estado e o município, para a construção desse Centro de Convenções e Eventos, que vai colocar Cascavel na rota dos grandes eventos corporativos e de negócios do Brasil", afirmou Ratinho Junior durante o anúncio. "A cidade tem estrutura para receber um espaço como esse, com um bom setor hoteleiro e um dos melhores aeroportos regionais do País. O centro de convenções vai ajudar a movimentar setores que geram muitos empregos, que são o comércio e os serviços, abrindo novas oportunidades na hotelaria, alimentação e transporte".
O espaço será construído em uma área de 284 mil metros quadrados e atenderá diretamente mais de 30 municípios da região Oeste do Paraná, com impacto indireto em mais de 50 cidades. A expectativa é que os eventos realizados no local injetem R$ 90,2 milhões por ano na economia local, distribuídos entre hotelaria, alimentação, transporte, comércio e serviços especializados.
O projeto prevê uma estrutura multifuncional capaz de receber feiras comerciais, exposições agroindustriais, congressos científicos, convenções empresariais, shows, formaturas, casamentos, workshops, eventos culturais, esportivos e gastronômicos. Além disso, o espaço será utilizado para encontros educacionais e tecnológicos que estimulem o intercâmbio de conhecimento e inovação.
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, explicou que os recursos serão repassados pela secretaria, que está recebendo a documentação e projetos para análise. Após a aprovação, será firmado um convênio com a Prefeitura de Cascavel, que ficará responsável pela licitação e execução da obra. "O Paraná passou a ser um importante ator no turismo do Brasil. Nós sabemos que o turismo de eventos movimenta muito a economia, gera empregos e oportunidades", afirmou Silva. "Mas para entrar nesse segmento, é preciso ter infraestrutura adequada. Ainda não tínhamos, no Oeste, uma grande estrutura para recepcionar esses grandes eventos, como feiras e convenções. Agora teremos esse equipamento extraordinário, graças a um trabalho articulado junto com a prefeitura e a Secretaria do Turismo, que consolida o Paraná nessa locomotiva do turismo".
O prefeito de Cascavel, Renato Silva, destacou a importância da obra para o desenvolvimento da cidade. "É um momento de muita alegria e gratidão ao nosso governador, que está presenteando Cascavel com esse grande projeto. É uma obra tão importante que vai completar, preencher grandes necessidades da cidade. Esse Centro de Eventos pode ser comparado a uma grande indústria para gerar desenvolvimento à nossa cidade", salientou.
Além do uso para eventos, o complexo também poderá atuar como ponto de apoio estratégico em situações de crise, servindo de base para operações emergenciais, abrigos temporários, centros logísticos ou de atendimento à população em momentos de calamidade. A ideia é que se torne um equipamento público de uso múltiplo, voltado ao desenvolvimento sustentável, à integração regional e à resiliência social.
O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, ressaltou a vocação da região para grandes eventos. "Mais do que um sonho, era uma necessidade de Cascavel e do Oeste paranaense, que têm em seu DNA os grandes eventos do agro, por exemplo, como o Show Rural", destacou. "A cidade é vocacionada para o turismo de negócios, temos um bom aeroporto, estradas duplicadas, um bom acesso. Só faltava mesmo o Centro de Eventos".
A estrutura do complexo inclui 13 mil metros quadrados de arruamento coberto para embarque e desembarque, estacionamento para mais de 3.500 veículos e 18 mil metros quadrados de preservação ambiental no terreno. O Centro de Convenções terá 20 mil metros quadrados com praça de alimentação para até 1.600 pessoas, foyer e galeria para exposições, auditório com capacidade para 2.350 pessoas, e quatro salas técnicas modulares.
Já o Centro de Eventos contará com uma nave principal de aproximadamente 20 mil metros quadrados ideal para feiras e exposições, palco fixo, camarins e cozinhas industriais de apoio. O conjunto terá 12 grupos de sanitários, banheiros família, espaços acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, sanitários infantis e fraldários.
Na área externa, serão quatro estacionamentos pavimentados em paver com capacidade para 3 mil veículos, além de uma área multiuso gramada para mais 500 veículos ou para abrigar eventos ao ar livre, como shows, exposições e até parques temporários com brinquedos como roda-gigante e montanha-russa.
O evento de anúncio contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; dos diretores-presidentes da Ferroeste, André Gonçalves; e da Cohapar, Jorge Lange; dos deputados estaduais Gugu Bueno, Marcio Pacheco e Batatinha; e do prefeito de Maripá e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Rodrigo Schanoski.

