A 24ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), começa neste domingo (18) e segue até o dia 24 de maio. Em Curitiba, os museus vinculados à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) prepararam uma programação diversificada, com palestras, debates, oficinas e exposições. O tema deste ano é “Museus: unindo um mundo dividido”, convidando à reflexão sobre o papel dessas instituições na promoção do diálogo e da diversidade.
No Museu Oscar Niemeyer (MON), a programação inclui o “Encontro de Educação Museal” no dia 18, com relatos de escuta e palestra da especialista Isabel Mendes. A “Expedição criativa pelo MON” acontece no dia 20, em duas sessões gratuitas, e a formação “Arte para Maiores” no dia 21, voltada a educadores que trabalham com público idoso. Todas as atividades exigem inscrição prévia.
O Museu Paranaense (MUPA) exibe no dia 20 o documentário “Kafú Milodé: o legado do mestre”, sobre a liderança religiosa Sebastião Braz, fundador do primeiro Afoxé de Curitiba. A visita mediada “O museu entre memórias e encontros” ocorre no dia 19, voltada ao público idoso.
O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) realiza a mostra “Cine que Une” entre os dias 19 e 22, com curtas e médias-metragens nacionais gratuitos. No dia 16, exibe o documentário “Holocausto Brasileiro”, sobre o hospital psiquiátrico de Barbacena, com 50 vagas gratuitas.
O Museu Casa Alfredo Andersen oferece as “Oficinas de Carimbo Criativo” nos dias 18 e 19, voltadas a adolescentes e adultos, com materiais fornecidos. A exposição “Primitivo”, de Abraão Hachicho, inaugura no dia 15. Já o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) encerra o projeto “MAC Melhor Idade” no dia 19, com evento aberto ao público.
A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) tem programação infantil e adulta, incluindo a exposição “Olhares e Vozes do Cárcere” a partir do dia 18, com fotografias feitas por detentas do Presídio Feminino de Piraquara. O Teatro Guaíra também participa com espetáculos como “Clássicos do Rock” (15), “Como É Que Eu Vim Parar Aqui?” (16 e 17) e o tributo a Mercedes Sosa (20).
A Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem) destaca ainda o encontro “Educação Museal em perspectiva: a Nova Política Nacional de Educação Museal”, em parceria com a Rede de Educadores em Museus do Paraná (REM-PR), que discutirá as novas diretrizes para o setor no estado.
Para participar das atividades, é necessário consultar os sites e redes sociais de cada museu. A maioria das ações é gratuita, mas algumas exigem inscrição antecipada.

