Não é segredo que os data centers de IA têm sobrecarregado a rede elétrica. Mas o Vale do Silício tem estado relativamente isolado desse problema, graças aos altos preços de terrenos e energia, que empurraram os projetos de hiperescala para outras regiões. No entanto, a elite da tecnologia pode em breve experimentar a crise de energia. A área de lazer da Baía de São Francisco, o Lago Tahoe, tem menos de um ano para encontrar um novo fornecedor de energia.

Em maio de 2027, o acordo da Liberty Utilities com a NV Energy chegará ao fim. A energia da NV Energy será redirecionada para outras partes de Nevada, onde os data centers têm crescido. Tanto a Liberty Utilities quanto a NV Energy afirmaram que o desligamento foi planejado há muito tempo; e a NV Energy disse que os data centers não são os culpados. Mas é difícil ver como eles não desempenham um papel. Só a NV Energy tem solicitações de mais de 22 gigawatts de carga, o que, como aponta um relatório da Bloomberg, é mais de 40 vezes o pico de uso do Lago Tahoe.

Se os data centers não estivessem em jogo, é fácil imaginar um mundo em que a Liberty Utilities e a NV Energy renovassem seu contrato. Mas, com clientes de data centers dispostos a pagar o que for preciso para obter eletricidade, era inevitável que os clientes tradicionais de Lake Tahoe fossem deixados de lado. O momento não poderia ser pior. Os mercados de energia são ambientes hostis atualmente, apertados pela demanda crescente e pela oferta reduzida, agravada pela decisão do governo Trump de atacar o Irã.

Publicidade
Publicidade

A situação de Lake Tahoe é agravada pelo fato de suas linhas de energia compartilharem mais conexões com a rede de Nevada do que com a da Califórnia. Isso significa que a comunidade deve encontrar outro fornecedor de energia dentro do território da NV Energy ou em outro lugar do Oeste. Se nenhum fornecedor for encontrado a tempo, a Liberty Utilities pode se ver incapaz de atender à demanda, deixando moradores e empresas sem energia.