A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou a primeira morte por dengue no estado em 2025. O óbito ocorreu em Nova Guataporanga, município da região Oeste paulista, próximo a Presidente Prudente, na divisa com o Mato Grosso do Sul. A vítima foi um homem cujos sintomas começaram no dia 3 de janeiro, mas a data é computada como 2025 para fins epidemiológicos, por ter sido na semana iniciada no ano passado.
Os números da dengue em São Paulo são alarmantes. Em 2025, o estado registrou 881.280 casos confirmados, 1.122 óbitos confirmados e 56 em investigação, além de 1.461 casos de dengue grave. Já em 2026, até o momento, há 971 casos confirmados e 3.389 em investigação, com dois óbitos sob análise e três casos graves confirmados. As regiões de Araçatuba e Presidente Prudente lideram as taxas de incidência, com 13,58 e 8,57 casos por 100 mil habitantes, respectivamente.
No cenário nacional, o Ministério da Saúde aponta que, em 2026, o Brasil soma 9.667 casos prováveis de dengue, com três óbitos em investigação. Em 2025, foram 1.665.793 casos prováveis e 1.780 óbitos. Historicamente, o período de maior incidência da doença no país nos últimos dois anos ocorreu entre o começo de março (oitava semana) e o final de maio (vigésima semana), destacando a necessidade de vigilância contínua.
Enquanto isso, medidas de combate à dengue avançam em outras frentes. Em Botucatu, a vacinação em massa contra a dengue começa no próximo domingo, uma iniciativa crucial para conter a propagação do vírus. Além disso, o Instituto Butantan está recrutando idosos para ensaios clínicos de sua vacina contra a dengue, buscando ampliar a proteção para grupos mais vulneráveis.
A confirmação dessa morte reforça a urgência de ações integradas entre governo e população, como eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e busca por atendimento médico precoce diante de sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele. Com a chegada do período de chuvas, especialistas alertam para o risco de novos surtos, exigindo preparo e prevenção em todo o estado.

