O governo do estado de São Paulo emitiu um alerta urgente para que a população economize água. A medida foi tomada após as altas temperaturas dos últimos dias provocarem um aumento de até 60% no consumo de água em todo o estado, pressionando o sistema de distribuição e causando interrupções no fornecimento em diversos bairros.
O pedido é por um uso "consciente da água", com banhos mais rápidos e a evitação de desperdícios e usos não essenciais, como encher piscinas ou lavar calçadas e carros. "O uso da água deve ser priorizado para alimentação e higiene pessoal. A colaboração da população é fundamental para garantir a regularidade do abastecimento", diz o alerta oficial.
A situação se agrava com o contexto climático atual. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta vermelho para onda de calor no sudeste até o dia 29, enquanto um bloqueio atmosférico causa alertas de calor em oito estados, incluindo São Paulo. Especialistas alertam que o corpo humano não funciona como deveria em temperaturas acima de 35°C, o que tem levado a um aumento ainda maior no consumo de água para hidratação e resfriamento.
Nas redes sociais, as reclamações sobre a escassez de água se multiplicam. O perfil da Sabesp no X, por exemplo, está repleto de notificações de usuários afirmando que não recebem água em suas residências. Segundo os relatos, há problemas em todas as zonas da capital paulista e até em outras regiões do estado, como no Vale do Paraíba.
A Sabesp se manifestou através de uma nota oficial. A empresa diz que vem registrando um expressivo aumento no consumo de água em dias de temperaturas elevadas, "o que provoca oscilações pontuais no fornecimento e exige ajustes operacionais constantes na distribuição para garantir o atendimento à população".
Segundo a companhia, as áreas altas são as mais afetadas na região metropolitana, já que a pressão da rede é menor. As regiões mais baixas, informa a Sabesp, "seguem sendo abastecidas normalmente". Em um dia de temperatura considerada "normal", como os da semana passada, a Sabesp produz cerca de 66 mil litros de água por segundo. Nestes últimos dias, a empresa teve de aumentar a produção para cerca de 72 mil litros por segundo para tentar atender à demanda extra.
Além do calor intenso, o estado de São Paulo passa por uma crise hídrica em seus mananciais, causada pela pouca chuva dos últimos meses. A combinação de baixos níveis nos reservatórios e o pico de consumo devido às altas temperaturas cria um cenário preocupante para o abastecimento. As autoridades reforçam que a economia de água por parte da população é essencial para evitar cortes mais prolongados e garantir que o sistema consiga se recuperar.
A situação serve como um alerta para a importância do uso responsável dos recursos hídricos, especialmente em um momento de mudanças climáticas e eventos extremos cada vez mais frequentes. Enquanto a onda de calor persiste, a recomendação é clara: cada gota conta.

