A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), em São Paulo, a segunda fase da Operação Mão II. O objetivo central da ação é investigar e reprimir o furto e a recepção de computadores de agências da Caixa Econômica Federal, um esquema criminoso que já causou um prejuízo estimado em R$ 1,5 milhão à instituição financeira pública.

Segundo comunicado oficial da PF, a operação visa combater uma organização criminosa especializada no roubo e na posterior venda ilegal de equipamentos de informática pertencentes à Caixa. A ação desta quinta-feira representa um aprofundamento das investigações iniciadas em uma fase anterior, com a polícia buscando, agora, capturar outros integrantes do grupo e desarticular completamente a rede envolvida nos crimes.

O prejuízo de R$ 1,5 milhão foi causado pela subtração e comercialização irregular dos computadores. A PF não divulgou, no momento, quantas pessoas são alvo dos mandados de busca e apreensão ou de prisão nesta nova fase, mas reforçou que a operação está em andamento e que novos detalhes serão comunicados conforme o desenrolar das diligências.

Publicidade
Publicidade

A Operação Mão II se soma a uma série de outras ações recentes da Polícia Federal no combate a crimes financeiros e contra o patrimônio de instituições bancárias. Recentemente, a PF realizou uma nova operação contra o Banco Master e deflagrou uma nova fase da Operação Overclean, demonstrando um esforço contínuo de repressão a esse tipo de delito.

Com a deflagração desta segunda fase, as investigações ganham novo fôlego. A expectativa é que as medidas judiciais executadas nesta quinta-feira permitam coletar mais provas, identificar a extensão completa da organização criminosa e recuperar parte dos equipamentos furtados ou bloquear recursos obtidos com a venda ilegal.