A Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) encerrou na manhã desta quinta-feira (1°) a megaoperação especial de limpeza pós-réveillon, que recolheu um total de 1.250 toneladas de lixo em toda a cidade. Desse montante, 650 toneladas foram retiradas apenas da orla de Copacabana, palco principal das celebrações de ano novo que atraíram cerca de 2,6 milhões de pessoas.
O volume representa um aumento significativo em relação à virada do ano anterior, quando foram coletadas 980 toneladas de resíduos em toda a cidade, sendo 508 toneladas em Copacabana. A operação deste ano contou com a maior distribuição de contêineres de todos os tempos, totalizando 7 mil equipamentos de 240 litros e de alta capacidade (1.200 litros), estrategicamente posicionados ao longo da orla.
Força-tarefa e colaboração popular
Para dar conta do desafio, a Comlurb mobilizou 5.260 garis em todos os pontos da festa organizada pela prefeitura. Em Copacabana, o serviço foi realizado por 1.500 profissionais, utilizando 500 equipamentos e veículos. A companhia destacou a colaboração da população, que fez uso massivo dos contêineres disponíveis, agilizando o trabalho de limpeza.
"Agilizou o serviço de limpeza e garantiu a entrega da areia da praia e das pistas da Avenida Atlântica liberadas à população pouco antes das 10h, com tudo limpo e desodorizado", informou a Comlurb em nota oficial. A equipe de manutenção seguiu atuando na praia até as 17h desta quinta-feira para garantir a limpeza contínua.
Maior esquema de limpeza hidráulica
A operação também contou com o maior esquema de limpeza hidráulica já realizado na capital, utilizando 26 pipas d'água e 26 motobombas com sistema de alta pressão para lavagem das vias com água de reúso. No total, foram empregados 440 veículos e equipamentos, incluindo caminhões compactadores, basculantes, varredeiras, pás mecânicas e tratores de praia.
O presidente da Comlurb, Jorge Arraes, acompanhou pessoalmente a operação desde as 6h da manhã em Copacabana. Em declaração, ele se mostrou satisfeito com o resultado e com o fato de os banhistas poderem utilizar a praia sem lixo já pela manhã. "Mais uma vez a Comlurb mostra a força e comprometimento dos seus garis para entregar a praia limpa à população e as pistas liberadas antes das 10h", afirmou.
Arraes também ressaltou que não houve intercorrências durante a operação e que o planejamento foi cumprido integralmente. "Estamos muito felizes com o resultado alcançado para que os frequentadores possam curtir a praia neste feriado", completou o presidente, destacando o esforço conjunto que permitiu a rápida retomada do uso do espaço público.

