As forças de segurança pública do Amazonas reforçaram o policiamento em Maués, cidade localizada a cerca de 270 quilômetros de Manaus e um dos principais destinos turísticos do estado. O motivo foi a fuga de 14 presos de uma unidade prisional, ocorrida na manhã de quarta-feira (24). As circunstâncias do incidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades.
Até o momento, o que se sabe é que os fugitivos aproveitaram o momento do banho de sol para escapar por um buraco aberto na grade de proteção da unidade. A fuga gerou alerta na região, levando a um aumento imediato da presença policial nas áreas urbanas e rurais do município.
Segundo a Polícia Militar do Estado do Amazonas, dois detentos foram recapturados na quinta-feira (25). Um grupo operacional foi montado para tentar localizar e prender os outros 12 foragidos. A operação conta com a participação de agentes da Companhia de Operações Especiais (COE) e da tropa de Choque, deslocados da capital, Manaus.
Embora os fugitivos tenham se espalhado pela zona rural do município, fontes da PM ouvidas pela reportagem da Agência Brasil disseram acreditar que “boa parte” deles serão recapturados nas próximas horas. A expectativa é que o reforço policial e as buscas intensivas resultem na prisão dos envolvidos.
A reportagem entrou em contato com a secretaria estadual de Administração Penitenciária e aguarda pelas respostas acerca da capacidade e do número de presos da unidade prisional no momento da fuga, bem como sobre as medidas administrativas já adotadas para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.
Inaugurada no primeiro semestre deste ano, a unidade prisional de Maués funciona como um presídio regional. O incidente levanta questões sobre a segurança e a infraestrutura do local, especialmente considerando sua recente abertura. As autoridades prometem investigar a fundo para evitar novos casos semelhantes.

