Dois dos quatro adolescentes suspeitos de espancar o cachorro comunitário Orelha retornaram ao Brasil na noite desta quinta-feira (30). Os jovens, que estavam em viagem à Disney, nos Estados Unidos, foram recebidos pela Polícia Civil de Santa Catarina no aeroporto, onde a corporação cumpriu mandado de busca e apreensão de seus celulares. Eles são investigados por crime de maus-tratos contra animais.
Os rapazes foram intimados a prestar depoimento às autoridades e seus aparelhos foram encaminhados à Polícia Científica para análise e extração de dados. Outros dispositivos eletrônicos dos adolescentes já haviam sido apreendidos em operação anterior. A polícia também solicitou a emissão do laudo de corpo de delito do animal, que deve detalhar a extensão dos ferimentos.
O cachorro comunitário Orelha, de cerca de 10 anos, foi brutalmente espancado na Praia Brava, litoral de Santa Catarina, no dia 4 de janeiro. A gravidade das lesões levou um veterinário a realizar eutanásia no animal no dia seguinte. O caso gerou comoção nacional e reacendeu o debate sobre a punição para crimes contra animais.
As investigações apontam que pais de dois dos adolescentes e um tio teriam coagido testemunhas e atrapalhado as apurações. Os três adultos já foram indiciados. Enquanto isso, a polícia segue coletando provas para determinar a responsabilidade de cada um dos jovens no espancamento que resultou na morte do animal.
Paralelamente, outro caso de violência contra animais chama a atenção no Paraná. O cachorrinho Abacate foi morto com um tiro de arma de fogo na cidade de Toledo na terça-feira (27). A polícia local investiga o autor do disparo, em mais um episódio que demonstra a necessidade de fortalecimento das políticas de proteção animal no país.

