Pela primeira vez na história, as mulheres se tornaram maioria absoluta da população do Estado de São Paulo. De acordo com estimativas e projeções populacionais elaboradas pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), 51% dos moradores do estado são do sexo feminino, totalizando 23,2 milhões de mulheres. O número representa uma virada demográfica: entre 1940 e a década de 1970, os homens predominavam, com mais de 100 homens para cada 100 mulheres.
A razão entre os sexos só se igualou em 1980. Nas décadas seguintes, o número de mulheres passou a superar o de homens, com aumento gradual da diferença. Atualmente, há 105,7 mulheres para cada 100 homens no estado. Porém, se o levantamento levar em conta grupos etários, os homens ainda são maioria em números absolutos até os 15 anos, devido ao maior nascimento de meninos.
Predomínio feminino
A partir de 1991, as mulheres passam a ser maioria na faixa etária de 15 a 59 anos. Entre os grupos de 60 anos ou mais, a predominância feminina foi registrada a partir de 1970 e se intensificou com o passar do tempo, de 106,4 para 132,5 mulheres por 100 homens, em 2024, motivada por uma maior longevidade feminina.
Um recorte territorial mostra que, em 1991, apenas as regiões Metropolitana de São Paulo e a administrativa de Santos apresentavam superioridade feminina, de 104,9 e 104,2 mulheres por 100 homens, respectivamente. Em todas as outras regiões predominava o equilíbrio ou uma ligeira prevalência masculina. Em 2024, todo o Estado de São Paulo já registrava maioria feminina.

