O futebol brasileiro amanheceu de luto nesta segunda-feira (18) com a morte do ex-jogador Geovani Silva, ídolo do Vasco da Gama e ex-meia da seleção brasileira. Natural do Espírito Santo, ele faleceu em Vitória aos 62 anos. De acordo com nota publicada pela família nas redes sociais, ele passou mal de madrugada, foi levado a um hospital em Vila Velha (ES), mas não resistiu.

Apelidado de 'Pequeno Príncipe' pela torcida vascaína nos anos 1980, Geovani media apenas 1,68 metro, mas compensava a estatura com visão de jogo aguçada e dribles precisos. Em comunicado emocionado, a família escreveu: 'É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso guerreiro Geovani Silva. Na madrugada de hoje, ele passou mal de forma repentina e foi socorrido imediatamente ao hospital mais próximo. Apesar de todos os esforços da equipe médica e das tentativas de reanimação, infelizmente ele não resistiu. Estamos todos muito abalados e tristes com essa partida tão inesperada'.

Geovani iniciou a carreira na base da Desportiva Ferroviária-ES e chegou ao Vasco no início dos anos 1980. Pelo clube carioca, conquistou os Campeonatos Estaduais de 1982, 1987, 1988 e 1993 em três passagens diferentes. Jogou ao lado de outros craques como Roberto Dinamite e Romário. Com a camisa 8, o armador marcou 50 gols em 408 partidas.

Publicidade
Publicidade

Pela seleção brasileira, Geovani foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e campeão da Copa América. Antes de brilhar na equipe principal, já havia se destacado nas categorias de base, vencendo a Copa do Mundo Sub-20 e o Sul-Americano Sub-20 em 1983. O ex-meia também atuou no futebol do México, Alemanha e Itália antes de pendurar as chuteiras em 2002.

O Vasco da Gama publicou uma homenagem nas redes sociais: 'Com o mais profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do nosso ídolo Geovani Faria da Silva, nesta segunda-feira, aos 62 anos. O “Pequeno Príncipe”, como foi carinhosamente apelidado, chegou ao Vasco da Gama no início da década de 80 e fez história no meio-campo'. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também emitiu nota de pesar: 'Neste momento de muita dor e tristeza, a CBF se solidariza com familiares, amigos e a legião de admiradores que se encantaram com o talento de Geovani, carinhosamente chamado pelos vascaínos de “O Pequeno Príncipe”'.

O ex-jogador e atual senador Romário, que foi companheiro de Geovani no Vasco, também usou as redes sociais para lamentar a perda do amigo. Nos últimos anos, Geovani Silva tratava a Síndrome de POEMS, uma doença multissistêmica rara causada por distúrbio de células plasmáticas, que afetava alguns órgãos. 'Dentro do possível, vinha lutando bravamente e se mantendo bem', informou a família.

Em fevereiro de 2025, o ex-meia foi homenageado pelo ex-jogador e atual presidente do Vasco, Pedrinho, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES). Na ocasião, Geovani disse: 'Só não vou chorar, mas dá vontade. Pedrinho eu vi começando praticamente e fico feliz, né? Porque na vida, quando você é homenageado vivo é bem melhor, né? Tive problema de saúde, não pensei que ia passar desse ano, passei, então eu tô vivo é para comemorar'.